Eventos

Lançamentos

Em breve

p1.jpeg

E-book: Roda de leitura em tempos de pandemia: experienciações de convergências e divergências mediadas pela literatura

Maria do Carmo de Oliveira M. dos Santos e

Marriene Freitas Silva (Orgs.) 2021.

 

 ISBN: 978-65-88096-09-

Roda de leitura em tempos de pandemia é um conjunto de relatos,

ensaios e uma entrevista com o escritor Luiz Ruffato, elaborados

por leitores que estiveram envolvidos durante todo o ano de 2020 em

uma Roda Literária virtual. Nos encontros, os leitores puderam manifestar

suas impressões e experiências estéticas na interação com diversos

textos literários indicados pelas curadoras. Tamanho foi o envolvimento

nas leituras, nas trocas interpretativas e na relação entre os leitores que

provocou na maioria dos participantes o desejo de registrar essas experiências.

Os relatos transitam entre as percepções sobre as literaturas

e as emoções evocadas, passando pelas relações humanas no contexto

literário e no contexto de distanciamento social a que todos fomos acometidos.

Ademais, os “depoimentos” mostram o quão importante foram

as “Rodas” (36 encontros) até mesmo quanto ao processo de apreciação

da fruição dos textos literários e, consequente, formação leitora

dos participantes. Enfim, uma coletânea que expressa a recepção da literatura e seus efeitos na voz dos próprios leitores.

DOWNLOAD DO EBOOK

Rodas de leitura

A MOSAICO, além de publicar e promover novos autores, busca formar leitores e ampliar as habilidades de leitura de quem já foi fisgado pelo prazer de ler literatura. Acreditamos que uma maneira bem prazerosa de formar e conquistar novos ledores é proporcionar espaços de interlocução em que os leitores habituais e incipientes possam compartilhar suas impressões literárias. 

 

Para isso, a Mosaico conta com a parceria da Épikos, uma startup que organiza e realiza as Rodas de Leitura virtuais. As Rodas são abertas a um pequeno grupo, no máximo 15 participantes, de modo que todos tenham vez e voz para expressar suas interpretações. Cada Roda conta sempre com a curadoria de duas especialistas em literatura/leitura para indicação dos textos e mediação no sentido de promover a ampliação do olhar literário.  

A iniciativa começou no início de 2020 e já fez girar mais de 40  Rodas. E o mais legal é que, além de ampliar sua formação leitora, você ainda cultiva relações afetivas com pessoas de diferentes regiões do Brasil que, como você, adoram ler e falar de literatura. 

 

 Veja as Rodas que estão girando por agora!

Roda de Romance  - Uma vez por mês

Uma vez por mês nos encontramos para conversar sobre um romance indicado previamente. Na sequência, depois de compartilhar nossas impressões, temos a oportunidade de trocar ideias com os autores, já tivemos a honra da presença dos ilustres autores: Luiz Ruffato, Itamar Vieira Junior, Claudia Lage e Walter Andrade Parreira (autor daqui da Mosaico). Agora estamos lendo Milton Hatoum e aguardando ansiosamente a Roda de bate-papo com ele sobre as obras Relato de um certo oriente e A noite da espera. 

 

Roda Literária Feminista - Terça-feira, 20 às 22h.

 

Nesta rodada, mulheres e homens têm conversado sobre a representação da mulher na literatura. Tem sido difícil nos deter em duas horas, pois os textos têm provocado tantas  emoções e reflexões que os leitores ficam cada vez mais empolgados para expressar suas impressões. Já instigaram o ânimo Chimamanda Ngozi Adichie, Conceição Evaristo, Clarice Lispector, Cíntia Moscovich, só para citar algumas cujos contos  foram apreciados, analisados e debatidos pelo viés do feminismo em diálogo com as temáticas, por exemplo, américa africanidade, Interseccionalidade, patriarcalismo, decolonialismo.   

 

Roda Literatura e História - Quinta-feira, 20 às 22h.

Essa é outra que já começou a atiçar os leitores! Um grupo formado, na sua maioria, mera coincidência, por professores, de história, filosofia e, claro, literatura, traz nas suas interpretações seus diversos conhecimentos  e amplia a perspectiva sobre os textos literários lidos. A primeira rodada foi curta para expressar e fundamentar as  inúmeras interpretações suscitadas na leitura do conto O Falso Dom Henrique V (Episódio da história de Bruzundanga) de Lima Barreto.  

 

Para saber mais sobre essas Rodas e sobre outras que vêm por aí e entrar na roda de gente leitora, é só entrar em contato.