Eventos
Lançamentos

o homem à espera de si mesmo
Paulo Tassa
ISBN: 978-65-88096-13-0
19 de dezembro, 11h
Quixote Livraria e Café
Rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi
O homem anunciado no título desta obra é realmente um ser do sexo masculino (e não um equivalente metonímico e universal para seres humanos). Por isso mesmo, convergir em poesia os elementos contraditórios desse sujeito-homem não parece fácil. O longo poema de o homem à espera de si mesmo faz uma condensação – incômoda e pouco pacífica – de muitos paradoxos cuja raiz é predominantemente sexual. Se esta proposta pode parecer pessimista, paulo tassa supera qualquer derrotismo e imprime um encanto ritmado à crueza da vida naquele momento em que descobrimos “que o espelho é [apenas] um espelho”. Com a força paciente de uma raiz, o homem à espera de si mesmo penetra a vida de quem o lê: de forma lenta e perene, entranhada e frutífera.
Ana Luísa Butler
O homem à espera de si mesmo, um poema longo escrito na cidade portuguesa de Coimbra, no decorrer da solidão pandêmica que assolou – e assola – o mundo no grande hiato de 2020 e 2021. Neste trabalho, o segundo poemário do autor, paulo tassa abala as estruturas da existência apoética quando dá a ler um poema sedutor e feiticeiro: composto por mais de 500 versos, o texto intima o seu interlocutor a uma leitura caudalosa e completa, magnética, estimulante, seminal. Ler o homem à espera de si mesmo é dar um salto estarrecedor, em queda livre, sobre os abismos da verdade.
Vicente S. Oledrus

E-book: Roda de leitura em tempos de pandemia: experienciações de convergências e divergências mediadas pela literatura
Maria do Carmo de Oliveira M. dos Santos e
Marriene Freitas Silva (Orgs.) 2021.
ISBN: 978-65-88096-09-3
Roda de leitura em tempos de pandemia é um conjunto de relatos,
ensaios e uma entrevista com o escritor Luiz Ruffato, elaborados
por leitores que estiveram envolvidos durante todo o ano de 2020 em
uma Roda Literária virtual. Nos encontros, os leitores puderam manifestar
suas impressões e experiências estéticas na interação com diversos
textos literários indicados pelas curadoras. Tamanho foi o envolvimento
nas leituras, nas trocas interpretativas e na relação entre os leitores que
provocou na maioria dos participantes o desejo de registrar essas experiências.
Os relatos transitam entre as percepções sobre as literaturas
e as emoções evocadas, passando pelas relações humanas no contexto
literário e no contexto de distanciamento social a que todos fomos acometidos.
Ademais, os “depoimentos” mostram o quão importante foram
as “Rodas” (36 encontros) até mesmo quanto ao processo de apreciação
da fruição dos textos literários e, consequente, formação leitora
dos participantes. Enfim, uma coletânea que expressa a recepção da literatura e seus efeitos na voz dos próprios leitores.
DOWNLOAD DO LIVRO DISPONÍVEL NA LOJA
Rodas de leitura
A MOSAICO, além de publicar e promover novos autores, busca formar leitores e ampliar as habilidades de leitura de quem já foi fisgado pelo prazer de ler literatura. Acreditamos que uma maneira bem prazerosa de formar e conquistar novos ledores é proporcionar espaços de interlocução em que os leitores habituais e incipientes possam compartilhar suas impressões literárias.
Para isso, a Mosaico conta com a parceria da Épikos, uma startup que organiza e realiza as Rodas de Leitura virtuais. As Rodas são abertas a um pequeno grupo, no máximo 15 participantes, de modo que todos tenham vez e voz para expressar suas interpretações. Cada Roda conta sempre com a curadoria de duas especialistas em literatura/leitura para indicação dos textos e mediação no sentido de promover a ampliação do olhar literário.
A iniciativa começou no início de 2020 e já fez girar mais de 40 Rodas. E o mais legal é que, além de ampliar sua formação leitora, você ainda cultiva relações afetivas com pessoas de diferentes regiões do Brasil que, como você, adoram ler e falar de literatura.
Veja as Rodas que estão girando por agora!
Roda de Romance - Uma vez por mês
Uma vez por mês nos encontramos para conversar sobre um romance indicado previamente. Na sequência, depois de compartilhar nossas impressões, temos a oportunidade de trocar ideias com os autores, já tivemos a honra da presença dos ilustres autores: Luiz Ruffato, Itamar Vieira Junior, Claudia Lage e Walter Andrade Parreira (autor daqui da Mosaico). Agora estamos lendo Milton Hatoum e aguardando ansiosamente a Roda de bate-papo com ele sobre as obras Relato de um certo oriente e A noite da espera.
Roda Literária Feminista - Terça-feira, 20 às 22h.
Nesta rodada, mulheres e homens têm conversado sobre a representação da mulher na literatura. Tem sido difícil nos deter em duas horas, pois os textos têm provocado tantas emoções e reflexões que os leitores ficam cada vez mais empolgados para expressar suas impressões. Já instigaram o ânimo Chimamanda Ngozi Adichie, Conceição Evaristo, Clarice Lispector, Cíntia Moscovich, só para citar algumas cujos contos foram apreciados, analisados e debatidos pelo viés do feminismo em diálogo com as temáticas, por exemplo, américa africanidade, Interseccionalidade, patriarcalismo, decolonialismo.
Roda Literatura e História - Quinta-feira, 20 às 22h.
Essa é outra que já começou a atiçar os leitores! Um grupo formado, na sua maioria, mera coincidência, por professores, de história, filosofia e, claro, literatura, traz nas suas interpretações seus diversos conhecimentos e amplia a perspectiva sobre os textos literários lidos. A primeira rodada foi curta para expressar e fundamentar as inúmeras interpretações suscitadas na leitura do conto O Falso Dom Henrique V (Episódio da história de Bruzundanga) de Lima Barreto.
Para saber mais sobre essas Rodas e sobre outras que vêm por aí e entrar na roda de gente leitora, é só entrar em contato.